Saiba um pouco mais sobre o Linux!!!



Quando se fala em Linux, em comparação ao windows, muitos usuários possuem dúvidas quanto as versões do sistema operacional. Antigamente, nos primórdios do linux, o próprio nucleo ou Kernel era considerado como sendo em si, o próprio linux.
Para evitar toda a dor de cabeça que os criadores do linux tiveram assim que criaram o sistema, foi criado o sistema com distribuições, que são pacotes de software, cada um segundo a necessidade do usuário, com instaladores, documentação e outras facilidades.

Mas, existe uma linha tênue entre o que podem ser consideradas deficiências "do Linux" e deficiências da distribuição. Se por exemplo, seu computador começar a falhar por que incluiram um driver experimental para a sua placa de video, ou se um programa qualquer trava porque optaram por adicionar a versão beta ao invés de usar a versão anterior, que era estável, ou ainda, se o winmodem não funciona porque não tiveram disposição para incluir os drivers para ele, o problema não é exatamente "do linux', mas sim da distribuição escolhida por você.

É importante saber, que, do ponto de vista do usuário doméstico, apesar da fácil utilização, o linux perde ainda em vários pontos, por exemplo para versões do Windows XP.  Muitos aplicativos ainda não existem em versões do linux, e há outras alternativas gratuitas que não estão disponíveis da mesma maneira, e quando estão, não estão no mesmo nível.

Outro "problema" do linux, é que, na parte de suporte de hardware há uma certa deficiência ainda pela falta de popularidade do linux, em relação ao windows, muitos profissionais optam por se dedicar unicamente ao windows.


Mas ora! Quais as vantagens do linux então?


Do ponto de vista de um usuário doméstico, temos a vantagem da grande quantidade de aplicativos, que gratuitamente acompanham as distribuições assim que instaladas, como por exemplo, pacotes de escritório como broffice, StarOfffice, KOfiice, etc), de tratamentos de imagens como o GIMP, Kontour), evitando assim que seja necessário a compra, ou até mesmo a prática da pirataria em relação ao sistema.
Já para usuários avançados e programadores, o sistema é atrativo pelos recursos que oferece, principalmente em relação ao prompt de comando, e também, porque, para quem estuda, o código é aberto, e pode ser usado para estudar e aprender acerca do desenvolvimento. Isso pode ser Demais rs!

Para quem trabalha com administração de sistema,e segurança, o linux trabalha de maneira bem mais confiável, uma vez que,há pouquissimo risco de invasão em seus servidores, os quais podm ser Apache, Samba, Perl, PHP, FTP, etc, que atualmente são simples de configurar, e podem também, ser instalados junto com o Sistema.

Conclusão!
Como qualquer outro sistema, o linux possui pontos fortes e pontos fracos, caberá ao usuário, decidir qual quer usar, de acordo com suas necessidades, para o profissional, é fundamental aprender sobre ele, hoje existem muitas empresas que possuem seus servidores linux, as quais precisam de profissionais capacitados para trabalhar, e pagando muito bem.

E você, é iniciante ou já é avançado no linux? Deixe-nos sua opinião!!!

0 comentários:

Postar um comentário

comente e dê sua opinião! curta