Empresas de Internet – Parte 1




A bolha


Bom, resolvi postar esse artigo para contar a todos uma historia muito interessante sobre o início dos “negócios de internet”, é importante e muito bom, que o profissional de informática, ou mesmo leitor curioso saiba de onde vem essa onda, onda essa que se chama “Bolha”. Leia e viaje na história!

No início da World Wide Web, umas das primeiras empresas a surgir foi a Netscape, que era apenas um browser, sim um navegador de internet, na época, para que o usuário pudesse entrar na internet, era necessária a obtenção do navegador à parte, pois o mesmo não vinha instalado no Sistema Operacional, e a Netscape surgiu como criadora de browser de internet (Vale lembrar que, na época, não havia sites de quase nada, somente de universidades). Ou seja, não se sabia na época, se esse negócio chamado “internet” daria certo, por isso era necessário fazer uma oferta pública de liberação de ações, mesmo sendo pequena, ela poderia se oferecer, disponibilizando o capital para conseguir algum tipo de parceiro investidor que acreditasse no potencial da empresa, possibilitando o crescimento da empresa, e fez isso através da NASDAQ. Sendo assim, a Netscape começou a vender suas ações, que por sua vez, começaram a aumentar o seu valor, assim, um mercado promissor surgiu, paralelamente a tudo isso, começaram a surgir empresas como o Hotmail, que na época era uma pequena empresa com sistemas de email, surgiu a Yahoo, a Amazon e a Google. Tudo isso era apenas o começo ainda era incerto o futuro que se teria essa “mundo da internet”, todos ainda estavam desconfiados do que poderia acontecer, afinal era ou não era um investimento viável, será que estariam perdendo dinheiro ? Rsrs...

Entretanto, nesse Período houve algo que surpreendeu a todos de maneira positiva, a AOL (AMERICA ONLINE) se uniu a uma empresa de TV a cabo Timewarner, o que deixou todos empolgados, afinal, se uma empresa de TV americana, resolve investir nesse mercado, é porque alguma coisa tem, algum potencial se vê nisso. Com isso, toda empresa, mesmo pequena, ou de fundo de quintal que se disponibilizasse a trabalhar com alguma coisa relacionada à internet era supervalorizada, os empreendedores da época, começaram a criar novas empresas pelo fato de começaram a visualizar no futuro o possível lucro que obteriam através desta tal 'internet”.

Do nada, pequenas empresas de fundo de quintal, viraram grandes empresas, criaram empresas online de qualquer coisa, e havia investidor pra tudo, pois começou-se a acreditar que isso daria certo. E deu!!!

Tanto deu certo que a partir do Ano 2000 a NASDAQ tornou-se prioritariamente uma empresa relacionada a investimentos principalmente de coisas relacionadas a informática, e em pouco tempo, começou a movimentar mais dinheiro do que a bolsa de NY, tal investimento foi considerado maluco na época, por exemplo a “Google” começou a crescer nesse período também. Muitos porém, não tinham um bom plano de negócios, o que poderia causar problemas quando algo não desse certo, e foi o que aconteceu.


O Estouro da Bolha


Em 2001, muitas empresas que não estavam preparadas, começaram a falir, do nada, pelo que, na época foi chamado de “Estouro da Bolha”,.A bolha foi um tombo que muitas empresas de lucro fácil tomaram, pois nesse período (1995 a 2001), quem investia no potencial da internet, ganhava muito dinheiro, e quando a “Bolha estourou”, literalmente caiu a casa de muitos, e era necessário que se criasse uma maneira mais inteligente e potencialmente duradoura de faturar na internet. Como sei que muitos brasileiros não costumam ler artigos grandes até o final, falarei disso no próximo artigo ok?

E você sabe algo sobre esse período da bolha? Se sabe, compartilhe com agente, se não sabe, pergunte algo que queira saber, escreva, deixe suas críticas ou sugestões. Abraços.

0 comentários:

Postar um comentário

comente e dê sua opinião! curta