Afinal, o que é CMS?




Seguindo conteúdo voltado ao profissional web, em sequência do post anterior, que falei sobre dicas e conselhos para que você se torne um bom e grande webdesigner, existem no mercado, ferramentas que auxiliam e muito na produtividade e ganho de tempo, e qualidade na criação de sites, e blogs, como é o caso dos CMS

CMS é a sigla para Content Manager System (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo), de maneira geral um CMS nos permite gerenciar conteúdos na web, os CMS são uma ótima opção para que profissionais da Área de informática, principalmente que trabalham com web, possam criar, administrar, categorizar e publicar qualquer conteúdo que deseje. Sendo assim existem CMS de várias plataformas cada qual oferecerá ao cliente de acordo com sua necessidade, ou seja, existem clientes que desejarão ter em suas organizações, um site que sempre necessitará ser atualizado, como o caso de portais de notícias, onde a informação é renovada constantemente, há também clientes, que desejam um site simples, cuja área principal seja apenas informativa, e há outros que desejam criar verdadeiros portais para sua empresa, como também acontece em empresas de comunicação, como o caso da globo.com e portal r7.

Uma grande característica dos CMS, é que, na maioria deles, trata-de de programas open source(código aberto), que possibilita o uso gratuito pelos profissionais especializados, os principais CMS do mercado e nos quais vale muito a pena investir em aprendizado são:

Joomla (muito utilizado na criação de portais, como o caso da danone)
Wordpress ( muitos sites de agencias de notícias)
Drupal (usado em muitas empresas, essa plataforma se populariza a cada dia no Brasil)

Eu particularmente utilizo o Joomla, que apesar de um pouco difícil de aprender oferece boas comunidades de ajuda, e você, conhece algum CMS, prefere outro? Qual? Escreva-nos e dê sua opinião?

2 comentários:

ótimo e segue definição pelo wikipédia.

Drupal é um framework modular e um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) escrito em PHP. O Drupal permite criar e organizar conteúdo, manipular a aparência, automatizar tarefas administrativas e definir permissões e papéis para usuários e colaboradores.
Por ser desenvolvido em PHP, o Drupal é independente de sistema operacional. No entanto, requer um servidor HTTP compatível com PHP, como o Servidor Apache e um Servidor de banco de dados como o MySQL, recomendado para seu funcionamento.
O Drupal é comumente descrito como um Framework de Gerenciamento de Conteúdo, pois além de oferecer as funcionalidades básicas de um CMS ele também implementa uma série de APIs robustas e apresenta uma estrutura modular que facilita o desenvolvimento de módulos extensivos.
Esta característica é tão marcante que a comunidade de desenvolvedores é bem expressiva

4 de abril de 2013 às 19:10 comment-delete

Boa Felipe, obrigado pelo comentário, esse CMS tem o seu mercado crescendo cada vez mais no brasil e no mundo, existem grandes empresas que utilizam esse CMS, como é o caso da nokia http://research.nokia.com/, pelo jeito, estudar essa ferramenta é uma ótima idéia pra quem quer crescer nessa área.

7 de abril de 2013 às 19:30 comment-delete

Postar um comentário

comente e dê sua opinião! curta