Saber inglês é indispensável!!



Apesar de se tratar, em muitos casos de um trabalho técnico específico, uma das habilidades e capacidades mais importantes para um profissional de TI, sem dúvida nenhuma é o conhecimento de inglês, tal conhecimento dará ao profissional além de várias vantagens no mundo corporativo, a facilidade de através de pesquisas, que são por muitas vezes feitas e escritas em idioma inglês, se conseguir ampliar mais e mais seus conhecimentos, consultando livros, e até mesmo conversando com profissonais de outro lugar no mundo. Imagine numa situação problema, que muitas vezes buscamos uma solução através de literatura em lingua portuguesa e não a encontramos. Não poucas vezes, muita ajuda poderá nos ser dada simplesmente consultando material que via de regra é inscrito em inglês! Como exemplo de caso, cito o que foi feito por aluno que participou da feira na USP, e através de contato via Skype, com um criador de jogo no exterior, desevolveu seu próprio jogo, usando como exemplo o exemplo do colega gringo, o que lhe deu a oportunidade de poder participar da Feira da USP, e melhorar e muito seu curriculo.

Por onde Começar?

Você que não estudou inglês, ou que estudou pouco. Nas escolas públicas sabemos que o ensino de idioma é bem básico e precário, comece pelo básico, estruturação, verbo to, baixe pod casts, vale lembrar que tudo o que é bom, geralmente é um pouco mais difícil, mas vale muito a pena! Eu tenho procurado estudar online, aconselho dar atenção especial aos podcasts e seriados de TV.  

Segue lista de Sugestões English Experts – http://www.englishexperts.com.br

O site é excelente, reuni diversas dicas e possui até alguns cursos on-line gratuitos. Vale muito a pena assinar o site para ficar recebendo as atualizações diárias por email.

 Inglês on-line – http://www.inglesonline.com.br/

Outro site muito bom, possui cursos gratuitos on-line, explicações sobre gramatica e diversos exercicios para que você possa fixar seu conhecimento.

Livemocha – http://www.livemocha.com É mais ou menos como uma rede social para o aprendizado de idiomas. Você se cadastra e informa que idioma quer aprender e qual seu idioma nativo. Dessa forma você ajuda pessoas de outros países que estão tentando aprender português e é ajudado por nativos do idioma que você esta tentando aprender.

3 – Series de TV Essa terceira dica, é a que eu mais uso. Consiste no seguinte, escolha series que você gosta e assista 3 vezes um mesmo episodio (parece monótono, mas se você gostar da serie não será dificuldade), a primeira vez com legendas em português, a segunda vez com legendas em inglês e a terceira vez sem legendas.

A ideia é que comecemos a nos familiarizar com palavras e expressões do idioma e associá-las com situações do dia-a-dia. aproveite e faça o tempo. Com certeza isso aumentará e muito suas chances de sucesso. 

0 comentários:

Postar um comentário

comente e dê sua opinião! curta