HACKERS -Você tem medo deles?


O que é ser hacker? - Parte 1


Normalmente associado à práticas do mal, como invasões, retirada de páginas de bancos e hospitais do ar, roubo de dados e a todo o tipo de vandalismo eletrônico, o nome hacker tem sido muito mal difundido e explicado pelas mídias, o que causa um efeito negativo em relação a esses que muitas vezes são jovens ousados cuja capacidade de invenção traz em si, muitas vezes soluções, e não problemas. Isso mesmo os hackers são responsáveis por muitas soluções que temos disponíveis hoje, existe uma cultura hacker, que objetiva não fazer o mal, mas criar e estimular o bem comum, não apenas mostrando as vulnerabilidades de sistemas, mas o oferecimento de soluções que visam aumentar a segurança, pois os hackers ajudam a construir e modernizar os sistemas, o que existe para muitos no entanto, é a não compreensão, de que, para ser um hacker, muitas vezes será necessário o descumprimento de regras, isso para que, possa ser tentado uma melhoria naquilo. Por exemplo, você acharia correto alguém invadir um banco e ter acesso a todos os cofres podendo assim saquear tudo? Certamente que não! Você não concordaria com isso. 

Mas e, se a intenção desse alguém fosse entrar e verificar todas as possíveis e vulneráveis portas e caminhos apenas para poder ao final do processo, chegar ao responsáveis pela segurança e mostrar com provas que precisam melhorar, para o bem maior, o que você acharia no final? Não acharia isso demais? 
Pois bem, o hacker é o responsável por isso, o que pode ser muitas vezes confundido com os crackers que seriam os invasores cuja única intenção é fazer fazer o mal.
Vale lembrar também, que o termo hack, em seu sentido original também é análogo aquele que deseja melhorar algo, que uma vez foi feito, tenha necessidade de melhoria, ou seja, nada disso tem a ver com a utilização da palavra tal como tem sido feita hoje!

Como dito acima, além das motivações técnicas de melhoria, os hackers, possuem também motivações políticas, entre elas, a do direito a divulgação de informações e conhecimentos, que segundo eles, devem estar disponíveis para todos, tal batalha se dá contra as empresas e empresários que desejam de alguma forma limitar esse conhecimento, cercando seu acesso para defender seus lucros.

Segundo Steven Levy, os primeiros hackers, desejavam e acreditavam que a informação e as ferramentas para seus projetos, deveriam ser livres. Ou pelo menos disponíveis para todos, e compartilhavam seus trabalhos com os demais, “eram como heróis da era eletrônica”- dizia ele, o que parece destoar completamente da idéia que se dá aos hackers nos dias de hoje!

Os computadores pessoais, desenvolvidos por pessoas como Steve Wozniak, (um dos primeiros hakers), os videogames, musicas eletrônicas, softwares de desenhos, a Web, tudo isso foi desenvolvido por gente assim, hackers, cujo objetivo é usas a máquina para construir e cada vez mais melhorar aquilo.

O que acha dos hacker, isso muda sua forma de pensar a respeito deles?



Comente e opine, compartilhe se gostar.

0 comentários:

Postar um comentário

comente e dê sua opinião! curta